RSS

MERENDA ESCOLAR




Realizei uma pesquisa com algumas crianças da rede municipal e da rede particular de Cabo Frio. O meu questionamento era:
As crianças conhecem os alimentos que consomem, se são mal alimentadas é por falta de conhecimento ou por opção? Gostam do que comem?
As crianças maiores da 6ª série do ensino fundamental e da 1ª série do ensino médio, que possuem uma boa alimentação em casa, conhecem os alimentos e têm noções básicas de boa alimentação e higiene, alunos que nunca freqüentaram escolas públicas, entendem como merenda, apenas biscoito, sanduíches e refrigerantes. Alunos de 1ª a 4ª série do ensino fundamental da área rural não são bem alimentadas e até mesmo desconhecem alimentos como brócolis e agrião.
A pesquisa foi se ampliando a medida que passei a saber qual era a definição dessas crianças pára merenda escolar, se conheciam alimentos saudáveis,e qual era a sua opinião sobre o que consumiam na escola. A maioria das crianças gosta de suas merendas e são bem conscientes com relação a necessidade dela para suprir alimentos que por ventura faltam em casa, e com muita segurança deram sugestões de alimentos saudáveis, como frutas, para serem incluídas no cardápio, claro que como professora que sou fiquei muito desconfiada de toda essa consciência,e na verdade descobri que quando não merendam na escola o que eles levam mesmo é biscoito e refrigerante, nada realmente muito saudável, mas aquilo que eles apreciam muito, certo? O que mais me impressionou foi o caso de uma menina de seis anos da 1ª série do ensino fundamental, que nunca freqüentou uma escola pública, para ela comer comida só em casa, desconhece por completo o sentido merenda=refeição. Merenda para Vitória(esse é o seu nome) só biscoito, misto e "refri".
Alimentar-se bem é uma questão de hábito e alimentar-se mal também, é preciso quebrar uma rotina. a rotina de comer o ligeiro, o rápido, o barato. Educar, insistir, debater, conscientizar.
Um lado bem positivo foi descobrir que algumas prefeituras investem em projetos muito bons de hortas escolares, cultivadas ali mesmo no terreno da escola, aonde as crianças colhem elas mesmas o que comem na merenda, programas que evitam até doenças como hipertensão e diabetes infantil.

0 comentários: