RSS

PAPAI NOEL X NATAL

recados orkut

O pastor Martinho Lutero disserta sobre o verdadeiro sentido do Natal

Martinho Lutero Monteiro da Igreja Ministério Igreja Renovada da Assembléia de Deus fala como os pais devem lidar com a figura de Papai Noel

Está chegando o Natal e tudo que vemos é a propaganda de Papai Noel. Vitrines coloridas, árvores de Natal, guirlandas, tudo baseado na imagem de um homem bom, mas que na verdade não traduz o verdadeiro significado do Natal. Mas como a família cristã deve lidar com este ícone natalino?

– Como a família cristã deve lidar com a figura de Papai Noel?

Pastor Martinho Lutero - A imagem do Papai Noel vem exatamente para afastar a figura central do Natal que é o nascimento de Jesus Cristo, o aniversário de Jesus. De repente aparece a figura do “velhinho” chamado de “bom velhinho” que passa a ser o alvo de todas atenções, até se a criança quer alguma coisa, ela aprende que deve fazer o pedido ao Papai Noel, ao bom velhinho. Neste problema, existe a questão do comércio e do ocultismo, com o afastar do personagem central do Natal. O que tento fazer na minha casa é explicar aos meus filhos é que, se você vai a casa de uma pessoa que é aniversariante, você não dá parabéns a outras pessoas e sim ao aniversariante. Você não trata o convidado como o personagem principal. O que o Papai Noel tem servido é exatamente para isto: afastar da figura central que é Jesus. Devemos ensinar que existe um Papai do Céu e da terra e não o Papai Noel.

- Como a família cristã deve ensinar as crianças sobre o Natal?

Pastor Martinho - Na minha família que é evangélica, desde cedo nós levamos a escola dominical, fazemos cultos domésticos e começamos a ensinar sobre o nascimento de Jesus, tudo que envolveu este fato. Nossos filhos começam a ser preparados para ver em Jesus, a razão do Natal. Isto deveria ser feito em toda família cristã. O outro lado comercial, que talvez você não consiga fugir, é que nesta época a criança fica aguçada. A televisão e outros veículos de comunicação aguçam as crianças com a idéia de um brinquedo novo. Não vejo muito problema com a questão do presente, vejo até como uma premiação pelo bom comportamento. Mas o comércio explora e quer o lucro e não está nem ai para Jesus. Mesmo assim, eu vejo um lado positivo do comércio, durante o período do Natal muitos irmãos desempregados se beneficiam com a movimentação do Natal com os empregos temporários. As próprias igrejas são abençoadas com mais dízimos. Só fico sentido e o aniversariante (Jesus) talvez fique mais que eu, porque as pessoas lembram de tudo e esquecem que neste período muitas pessoas poderiam estar sendo abençoadas com a solidariedade. É o dia de compartilhar com alguém. A própria história de Jesus declara que as pessoas estavam tão ocupadas com sua vida e não encontraram lugar para Jesus. Hoje as pessoas continuam ocupadas demais com suas vidas. O Natal deveria servir de um momento para quebrantar corações. Lamento que as pessoas estejam envolvidas nesta data somente com ganhar e vender, receber presentes e esquecem dos aniversariantes e da mensagem Dele de solidariedade. Se pudéssemos durante uma noite distribuir , seja presentes, roupas ou comida, isto sim é solidariedade. Eu faço isto no último dia do ano. Na minha igreja fazemos uma ceia e convidamos pessoas carentes para participar desta grande festa. Neste momento paramos para pensar na verdadeira razão do Natal que é a paz entre os homens.

- Qual é o papel da igreja neste contexto?

Pastor Martinho - Infelizmente hoje as igrejas estão preocupadas em campanha, em fazer mega templos e há uma rivalidade entre pastores. E às vezes os próprios fiéis passando necessidade , enquanto alguns até trazem pedras importadas de Israel para fazerem um templo. Existem igrejas que despertam a ganância em você. Isto é armadilha. Isto é pior que o movimento comercial, onde você compra se tiver dinheiro. A exploração na igreja é vergonhosa. A igreja tem que lembrar que Jesus era um um homem simples.
A igreja e os veículos religiosos de comunicação devem se preocupar em passar a mensagem da bíblia. Se as pessoas lessem a bíblia, não teríamos tanta violência hoje. Há um afastamento de Deus. Só volta para Deus, através do quebrantamento, de Jesus.


- Como abordar a árvore de Natal e outros símbolos de Natal?

Pastor Martinho - Algumas pessoas dizem que a árvore de Natal tem símbolo de maldição ou possuem magia. Existe até um estudo na Internet que fala sobre isto. Mas eu não vejo assim. A árvore é um enfeite, até porque os pinheiros não foram criados pelos homens e sim por Deus. Não me atenho à questão de simbolismo, nem dos enfeites das árvores. Nunca parei para pensar nisto, seja sobre sinos ou outros símbolos. Porque também se ficar pensando muito nisto é perigoso, nossa mente é tão fértil que nós temos capacidade em transformar coisas banais em malignas. Existem sim símbolos malignos, como de umbanda, candomblé, símbolos da Nova Era. Se identificar que o símbolo é maligno, deve haver orientação na Igreja. Se não tem ligação com o mal, existem outras prioridades para se preocupar. Antigamente as pessoas se preocupavam com o cabelo, com brinco. Acredito que existe tanto para estudar na bíblia, tanta mensagem para ler que outras discussões menores ficam em segundo plano.

Crédito: Portal Melodia – Jornalista Tatiana Cioni Couto.



1 comentários:

André Pereira disse...

Boa Noite.

Eu estava lendo essa postagem e realmente, as pessoas tem perdido o foco do natal, particularmente eu nao comemoro natal pois Jesus nao nasceu em Dezembro, tao pouco no dia 25, enfim melhor ter um dia pra se lembrar do nascimento do todo poderoso do que nao.

Que o Senhor te Abenções, Gostei do Blogger, irei acompanhar ele diariamente...
Paz
De seu amigo e cooperador no Evangelho: ANDRE PEREIRA