RSS

Crianças são maioria entre vítimas de desidratação


Um levantamento da Secretaria de Estado da Saúde aponta que crianças e adolescentes, com idade até 14 anos, são as principais vítimas de desidratação no verão. Em 2010, o Estado registrou 3.871 internações decorrentes da falta de consumo de líquidos. Desse total, 1.802 eram crianças e adolescentes, representando 46,5% dos atendimentos.

Com o calor, a secretaria afirma que as internações sobem, em média, 44,2% em comparação com outros períodos do ano.

Cuidados
O pediatra Alfredo Daniel Lopes explica que quando a criança está doente, com diarréia e vômitos, os pais devem prestar atenção aos seguintes sinais de desidratação: boca seca, olhos secos, diminuição da urina ou alteração na cor e moleza ou falta de disposição. Em casos mais graves, podem acontecer calafrios e cãibras musculares.

Nesse caso, deve ser oferecido soro caseiro ou de farmácia e procurar atendimento médico. Os isotônicos e refrigerantes não são indicados, o pediatra explica que essas são bebidas indicadas apenas após a prática esportiva e calor excessivo.

Soro caseiro
O soro caseiro é uma das opções para reverter o quadro, caso qualquer sintoma de desidratação seja identificado.

A receita é simples. Misture um litro de água mineral, filtrada ou fervida, a uma colher de café de sal e uma colher de chá de açúcar. Misture bem e sirva o soro em pequenas colheradas.

Prevenção
Para evitar a desidratação, é importante ingerir bastante líquido, usar roupas leves e permanecer à sombra nos dias mais quentes.

0 comentários: